top of page

SEGURANÇA

23/10/2024      17:08:09
 


O síndico e responsabilidades na manutenção do condomínio

Por: da Redação

 

 

 

 

Engenheiro civil, Jean Ferrari defende que a manutenção preventiva é um dos principais pilares para garantir a segurança, a valorização e a longevidade dos empreendimentos imobiliários. Além disso, é uma iniciativa contínua, que não só garante o acesso às assistências técnicas e garantias, como promove a valorização do imóvel ao longo dos anos. E no centro desse processo, Ferrari acredita que está o síndico, responsável por coordenar, fiscalizar e garantir que todas as manutenções sejam realizadas conforme o cronograma estabelecido.

 

Ceo de uma empresa que atua na gestão do pós-obra, para Ferrari, contar com o histórico de manutenções é um grande desafio para o síndico, além de ser fundamental na conservação dos empreendimentos.

 

Ele vai além, “é importante salientar que o síndico, ao assumir esta função, tem responsabilidade legal sobre o empreendimento e pode ser acionado judicialmente em caso de problemas no condomínio que gere. Por isso, é preciso entender que a função é de grande responsabilidade e se não existir um gerenciamento efetivo das manutenções, diversos problemas podem surgir. Custos elevados para correções repentinas, problemas frequentes na estrutura ou ainda falta de visibilidade em relação ao que foi ou não foi feito no cronograma de manutenções são problemas ainda comuns nos empreendimentos”, avaliou.

 

Ainda conforme o empresário, um cronograma bem executado começa já na entrega do empreendimento. “A construtora pode, inclusive, disponibilizar um cronograma com as manutenções preventivas, mas é fundamental que o síndico as realize e documente o processo, para que, eventualmente em uma troca de gestão, o histórico seja mantido. Um problema recorrente é que esse histórico costuma ser apenas manual e vai se perdendo ao longo dos anos”, insistiu.

 

A Manutenção Preventiva das áreas comuns é uma das funcionalidades apresentada pela sua empresa. Com a plataforma, Ferrari informou que o cronograma pode ser seguido e documentado em um único ambiente online, com relatórios facilitados, alertas de datas de manutenções, além de contato direto com a construtora e outras facilidades. 

 

Assim, mesmo com o passar dos anos, todo o histórico, responsável pela realização, notas fiscais e demais informações, estão registradas. “A ideia da nossa tecnologia é garantir total visibilidade sobre o histórico de intervenções no empreendimento, segurança jurídica ao síndico e ao condomínio, bem como a redução de custos com correções estruturais. Além disso, proporciona visibilidade sobre as manutenções futuras, facilitando a organização financeira  e de serviços”, concluiu o Ceo da FastBuilt.

Arquivo

Ele vai além, “é importante salientar que o síndico, ao assumir esta função, tem responsabilidade legal sobre o empreendimento e pode ser acionado judicialmente em caso de problemas no condomínio que gere

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner de anunciante
Banner de anunciante
Banner de anunciante
bottom of page